Tem como objetivo contribuir para o aprimoramento na formação do profissional médico, mediante a ampliação de sua competência, além de propiciar habilidades e atitudes do médico nas várias áreas do conhecimento. Com vistas à capacitação e qualificação que possibilitem o desempenho ético e humanístico da profissão, buscando por meio de atividades práticas orientadas, para o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista que pode ser registrado nos Conselhos Regionais de Medicina. A expressão “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica . Todas as residências em Geriatria têm duração de 2 anos, com 2.880 horas-aula/ano, e requerem pré-requisito de 2 anos de residência em Clínica Médica reconhecida pelo MEC.
- O alto nível de qualificação da sua equipe de preceptores, aliado à tecnologia de ponta de seus equipamentos e à humanização no atendimento prestado, fizeram das Obras Sociais Irmã Dulce uma referência na área de Ensino em Saúde no Estado da Bahia.
- A formação de Oncologia irá exigir 21 meses de estágio em Medicina Interna (Clínica Médica), 3 meses de Cuidados Intensivos e só então é que o médico irá para a formação específica em Oncologia.
- A boa notícia é que a residência médica é uma atividade remunerada, o que significa que você vai ganhar um salário e terá acesso a direitos trabalhistas semelhantes aos de quem trabalha com carteira assinada.
- O Governo de Alagoas abriu inscrições para o Processo Seletivo Unificado de Residência Médica para os hospitais do estado.
Com o fim da residência, você adquire o título de especialista, e isso faz toda a diferença no salário que receberá enquanto médico. Com essa formação mais completa, o seu salário pode subir muito, e de maneira rápida, possibilitando recompensas financeiras logo após a residência. Por isso, é importante escolher com consciência, uma vez que a dedicação pode ser compensada pelo prazer de estar fazendo o que você realmente gosta.

Como Se Preparar Para A Residência Médica?
A residência, que no país é chamada de internato médico, tem uma estrutura e método de entrada diferentes do modelo brasileiro. detalhes aqui , explicaremos como funciona e o passo a passo de como fazer residência médica em Portugal. No entanto você precisa ter consciência de algumas coisas antes de ingressar em uma residência médica e para realizar a escolha adequada, de acordo com a sua habilidade natural. Para saber mais detalhes sobre as áreas de Residência mais disputadas em todo país,clique aquie conheça asespecialidades em altanos processos seletivos de 2022. Assim como a Clínica Médica, aPediatriaé uma especialidade com cerca de 10% do total de profissionais, mais precisamente10,3% dos médicosdo país.
Patologia Clínica E Laboratorial

Nesse processo de aprendizagem, vc aprenderá não somente a tratar doenças ou realizar procedimentos, mas também adquirirá outras habilidades próprias da especialidade escolhida. Outro ponto forte, que reforçamos na Instituição, é que o residente cresça no profissionalismo, adquirindo atitudes compatíveis com o respeito, cuidado e atenção ao paciente, além do conhecimento científico. Seus hospitais possuem capacidade para atendimento de alta complexidade em 51 especialidades médicas. No ano passado, foram oferecidas 247 vagas de residência médica, incluindo especialidades com pré-requisito, áreas básicas e acesso direto. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização.

No caso do SUS-SP, os aprovados no processo seletivo podem escolher o hospital em que vão realizar a residência. Algumas são bem concorridas para fazer residência em Clínica Médica em SP. A residência médica na Universidade de Brasília é classificada como uma das melhores residências médicas no Brasil.